Tradicional ciclo de palestras criado em Porto Alegre há quase duas décadas, o Fronteiras do Pensamento chega a 2025 em novo formato. Além de sair da sala de conferências para ganhar a Praça da Matriz, no coração da cidade, buscando oferecer experiência cultural aos participantes.
O lançamento ocorreu na tarde desta quarta-feira no Palácio Piratini. Serão três dias de programação, em 28, 30 e 31 de maio, na Praça da Matriz e no entorno, em sete palcos, três deles abertos e gratuitos. Nomeada de Festival Fronteiras, a iniciativa quer propor ainda um olhar coletivo sobre o processo de reconstrução e resiliência do Estado, um ano após as enchentes.
A capital dos gaúchos receberá cerca de 40 nomes para arte, cultura e diálogos com pensadores de destaque no cenário nacional que abordarão temas variados como cultura, tecnologia, sociedade e comportamento. Segundo Fernando Schuler, curador do evento, a proposta é aproximar o público dos palestrantes por meio da interação.
Estão confirmados nomes como o ator Lázaro Ramos, a romancista Ana Suy, o neurocientista Sidarta Ribeiro, o historiador e professor Leandro Karnal e a atriz e escritora Maria Ribeiro.
A programação completa e regras para a compra de ingressos estão disponíveis na página oficial do governo do Estado.