Pesquisa indica que adiantamento do 13% dos aposentados será usado para quitar dívidas

Metade de quem respondeu a pesquisa do Sindilojas POA pretende limpar o nome

Foto: Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil

A maioria (50%) dos aposentados e pensionistas que recebem o adiantamento do 13º salário pago pelo INSS a partir do dia 24, servirá para pagar dívidas. É o que revela levantamento feito pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre e divulgado nesta segunda-feira, 14.

Em seguida, a opção de deixar o valor recebido em conta corrente foi citada por 23,7% dos entrevistados. Àqueles que querem investir o dinheiro recebido, seja na poupança, seja em outras aplicações, somam 15,8%. Outro dado que a pesquisa mostra é que 5,3% pretende usar o dinheiro para reformar/consertar a casa.

Para o presidente do Sindilojas POA, Arcione Piva, o dado mais votado, o de pagar dívidas, é muito bem recebido. “Quando a pessoa tem dinheiro em mão e usa para pagar sua dívida, ela diminui o prejuízo do lojista e ainda limpa seu nome. Assim, volta a ter poder de consumo, e em efeito dominó, faz a economia girar”, comentou.