As vendas no comércio varejista do Brasil cresceram 0,5% em fevereiro, comparado a janeiro, alcançando o maior patamar da série histórica iniciada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em janeiro de 2000. Este desempenho positivo reforça o momento favorável do setor e abre caminho para a realização de eventos estratégicos como a Feira Brasileira do Varejo (FBV), que ocorrerá de 21 a 23 de maio em Porto Alegre.
“Com este crescimento, o setor demonstra sua resiliência e potencial de expansão. Nesse contexto, a FBV será uma oportunidade para empresários e profissionais do setor aprofundarem seus conhecimentos sobre as tendências que estão moldando o futuro do varejo, com destaque para inovações como a inteligência artificial e novas formas de engajamento com o consumidor. Um evento é fundamental para fortalecer o ecossistema varejista do Rio Grande do Sul e do Brasil”, destaca o presidente do Sindilojas de Porto Alegre, Arcione Piva.
PARTICIPANTES
Realizada pelo Sindilojas Porto Alegre e pelo Sebrae RS, a feira será sediada no Centro de Eventos da Fiergs e se inspira na tradicional NRF Retail’s Big Show, o maior evento de varejo do mundo, realizado anualmente em Nova Iorque. Com curadoria de Rafael Martins, CEO do Share, a FBV contará com mais de 70 horas de programação, divididas entre 100 palestrantes e temas essenciais para o futuro do varejo, como novos modelos de negócios, vendas online, redes sociais, experiência do consumidor e inteligência artificial (IA).
A FBV 2025 tem a expectativa de 4.500 participantes, missões empresariais regionais e de 7 estados brasileiros. Ao longo de dez edições, a FBV já reuniu mais de 41 mil pessoas e 600 expositores. Conforme o presidente do Sindilojas, Arcione Piva, o objetivo do evento é valorizar cada vez mais a tecnologia no crescimento do varejo gaúcho e brasileiro. Já o presidente do Conselho Deliberativo do SebraeRS e do Sistema Fecomércio, Luiz Carlos Bohn, o foco será transformar a feira na principal referência do setor no país.