A chuva rápida e intensa de sábado causou transtornos em ao menos duas cidades do Sul do Estado. Em Jaguarão, na Fronteira com o Uruguai, ao menos 20 casas localizadas nos bairros Centro, Vencato e Kenedi foram alagadas, afetando em torno de 70 pessoas.
A defesa civil do município distribuiu colchões e cobertores aos atingidos. Das seis famílias, duas ficaram desalojadas e estão abrigadas nas casas de parentes e amigos. Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cenmaden) , em seis horas choveu 22,8 milímetros em Jaguarão.
Na cidade de Rio Grande, os alagamentos atingiram ao menos quatro bairros, Navegantes, Lar do Gaúcho, Cidade Nova e Getúlio Vargas. Segundo informações da Prefeitura, entre 18h e 21h choveu 35 milímetros. As bombas funcionaram para escoar a água, mas com a intensidade não foi possível dar vasão. Mais uma vez, os moradores próximos ao canalete, no Centro, também tiveram suas casas alagadas. O município informou que o problema é crânio e ocorre devido a uma obra que começou no ano passado e que tranca a saída de água, que baixou no início da madrugada deste domingo.