Depois de um sábado em que o avanço da frente fria trouxe chuva em diversas regiões do Rio Grande do Sul, o tempo segue instável em parte do estado neste domingo, de acordo com a MetSul.
Chove em pontos do Sul gaúcho no começo do dia, mas o tempo melhora ao longo do domingo.
Na Metade Norte do estado, muitas nuvens e chuva em diversas localidades pelo avanço do sistema frontal, mas da tarde para a noite começa a ocorrer momentos de melhoria, e alguns pontos podem ter aberturas.
Na maioria da cidades gaúchas, os volumes de chuva devem ser baixos neste fim de semana, e em pontos do Oeste pode sequer chover.
Semana com frio
Uma massa de ar frio chega ao Rio Grande do Sul no começo da semana com queda de temperatura, indicam os dados de modelos meteorológicos analisados pela MetSul.
Os dados apontam que essa incursão de ar frio será de fraca intensidade e que não fugirá ao padrão de meia estação do mês de abril. Além disso, a influência do ar frio tende a ser limitada e se concentrar mais em pontos do Sul gaúcho.
Por isso, a tendência é que quase todas as madrugadas sejam frias na fronteira com o Uruguai, na Serra do Sudeste e na Campanha, com mínimas em regra de 10ºC a 13ºC, mas que caem abaixo de 10ºC em alguns pontos. O ar mais seco e a menor cobertura de nebulosidade nestas regiões proporcionarão o maior resfriamento noturno e as mínimas mais baixas.
Nas demais regiões gaúchas, o impacto desta incursão de ar frio será bastante pequeno nas mínimas. Pode chover entre terça e quarta-feira em diferentes pontos da Metade Norte do estado. A influência maior será nas temperaturas máximas, com predomínio de marcas amenas ou agradáveis ao longo da semana, sem previsão de calor. Porto Alegre deve ter tardes com temperaturas máximas de 23ºC na segunda e na terça, enquanto na quarta pode fazer de 24ºC a 25ºC.
A máxima média histórica de abril na capital é de 26ºC, ou seja, as máximas no começo da semana vão ficar um pouco abaixo do comum nesta época do ano.