Prefeitura lança no South Summit plataforma de previsão do tempo e alertas climáticos em Porto Alegre

Site POA Clima já está no ar e será alimentado, entre outros, por avisos da Defesa Civil Municipal

Foto: Alex Rocha/PMPA/Divulgação

Foi lançada, nesta sexta-feira, a plataforma POA Clima, de monitoramento de dados hidrometerológicos mantido pela Prefeitura de Porto Alegre. Projeto do Escritório de Reconstrução da administração, ele está sendo alimentado com informações a exemplo da temperatura, umidade relativa do ar, entre outras informações, além de alertas climáticos da Defesa Civil Municipal.

O site já está no ar e o lançamento foi feito durante o último dia do South Summit Brazil 2025, no Cais Mauá. “Este é mais um aliado importante para reforçar a prevenção a eventos climáticos extremos em nossa cidade e que se soma aos totens de alerta e medição hidrológica, ao Centro de Monitoramento e Contingência Climática e aos medidores de qualidade do ar.”, disse Melo.

O mapa divide a cidade em 17 regiões, com base nas subprefeituras, e cada uma delas apresenta um número com um símbolo orientando a respeito do clima da região: sem risco (verde); aviso meteorológico de atenção (amarelo); alerta de perigo (vermelho) e alerta crítico (preto). No portal também será possível ver a previsão do tempo na cidade para os próximos cinco dias, nível de umidade e velocidade do vento.

O consórcio Catavento e Arvut Monitoramentos Hidrometeorológicos será responsável pelo serviço junto à Defesa Civil Municipal. Os alertas do clima na Capital também podem ser recebidos pelo WhatsApp, porém é preciso que os moradores se cadastrem, salvando o telefone (51) 3433-0156, enviando uma mensagem e seguindo as instruções do sistema automatizado.

“O propósito principal deste lançamento aqui no South Summit é levar informação de qualidade com a maior credibilidade possível para o cidadão. Vamos conseguir informar com maior precisão graças aos profissionais que temos na Defesa CIvil, como meteorologistas, entre outros, e antecipadamente informar através dessa plataforma. Quando for o caso de emitirmos um comunicado, seja ele um aviso meteorológico, em que se tem uma previsão de que possa acontecer, ou de um alerta em que temos uma convicção que o evento passou a ocorrer, ele vai estar ali indicando qual a região, se apenas em uma ou todas”, disse o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel Evaldo Rodrigues Júnior.