Preços dos hortigranjeiros vendidos na Ceasa/RS apresentam normalidade

A couve, a couve-flor e o brócolis apresentaram valor em alta

Fotos: Ruan Alves

Dos 35 produtos principais analisados semanalmente pela técnicos CEASA/RS, houve 11 produtos estáveis em preços, 9 em alta e 15 em baixa. O período foi marcado por uma movimentação dentro da normalidade para o mês, com alguns hortigranjeiros, como as brássicas, apresentando uma oferta menor, o que é característico desta época do ano.

Destaque para a safra gaúcha de melancia, que teve uma grande oferta de produtos e está chegando ao seu encerramento na Ceasa/RS, onde produtores com plantações em Arroio Grande estão comercializando os últimos frutos da safra. Para o próximo período, espera-se que a véspera da Páscoa provoque algumas alterações no mercado, pois o feriado costuma alterar os hábitos de consumo da população, sendo que, por exemplo, produtos como o morango costumam sofrer elevações de preços.

A couve, a couve-flor e o brócolis, apresentaram aumento de preço devido aos cultivos que sofreram com as ondas de calor em fevereiro e ainda não se recuperaram, e são comercializadas com 25% de aumento no período. Além disso, a diminuição das temperaturas, provoca o aumento do consumo de couve, que é muito utilizada refogada em pratos quentes.