O Governo Federal celebrou, na tarde desta quinta-feira, a assinatura de um grupo de famílias atingidas pela enchente de maio de 2024 que representam a assinatura do contrato de número 900 do programa Compra Assistida em Porto Alegre. Durante a solenidade, que foi realizada no auditório da Caixa Econômica Federal, na avenida Independência, o secretário da Reconstrução do Governo Federal, Maneco Hassen, afirmou que o governo já tem reservado o recurso necessário para a aquisição das cerca de 22 mil moradias previstas para o programa.
“Hoje é mais um dia simbólico neste processo difícil, complicado e enorme que o Governo Federal tem realizado em parceria com as prefeituras para viabilizar moradia para todas as famílias que tiveram suas casas destruídas pela cheia. No RS, já são cerca 1,4 mil contratos assinados, sendo 900 apenas em Porto Alegre. Nas últimas semanas, o processo tem acelerado bastante e a gente espera que esse ritmo seja mantido para alcançar o maior número de famílias o mais rápido possível. A vez de todos os beneficiados no programa vai chegar”, citou Hassen.
Uma das famílias que representam o contrato de número 900 em Porto Alegre é a de Marinete Silva, que morava na Ilha das Flores e agora está adquirindo um apartamento no Morro Santana, na zona Leste. Ela conta que perdeu tudo na casa onde residia no bairro Arquipélago. A assinatura do contrato do novo lar significa, para ela, uma oportunidade de recomeçar a vida após o evento climático de maio de 2024.
“Estou muito feliz por essa conquista. Peguei um bairro bom. Sempre quis morar na cidade, com mais coisas por perto. Neste novo local, terei acesso a muitos lugares e uma unidade de saúde perto de casa”, celebrou. “Na ilha, perdi tudo, até minha última peça de roupa. Mas acredito que agora vou chegar em um lugar foi conseguir refazer minha vida e da minha família. Agora vou poder dormir tranquila, sem me preocupar com a chuva”, finalizou a beneficiada.