Assembleia Legislativa homenageia Be8

CEO da Be8, Erasmo Battistella recebeu placa alusiva à homenagem oferecida pelo Legislativo gaúcho, por sugestão do deputado Vilmar Zanchin (à direita do empresário) | Foto: Fernando Gomes/ ALRS

Considerada o maior empreendimento de biodiesel do Brasil, a empresa de energias renováveis Be8 foi homenageada nesta quarta-feira, 9, pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A proposta foi apresentada pelo deputado Vilmar Zanchin (MDB), por ocasião dos 20 anos de fundação da Be8.

“Celebramos um momento significativo para o Rio Grande do Sul, especialmente para Passo Fundo, para a metade norte do Estado e para o setor energético brasileiro”, afirmou Zanchin, momentos antes do início do Grande Expediente da Casa, no Plenário 20 de Setembro.

Originalmente estabelecida no município de Colorado, a Be8 está hoje sediada em Passo Fundo, na Região Noroeste do Estado. A solenidade foi acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, representando o governador Eduardo Leite.

O deputado lembrou o momento em que Erasmo Battistella, CEO da holding, teve a inspiração de dar início à trajetória da empresa.

“Era um dia comum em 2004, quando Erasmo estava na fila de um banco para pagar uma conta e viu uma reportagem sobre o novo biodiesel, produzido a partir da soja”, relatou Zanchin.

Battistella, na época proprietário de postos de combustível em Colorado, “identificou ali uma oportunidade que viria a transformar a realidade de milhares de produtores rurais, criar novos mercados e colocar o Brasil como expoente global de biocombustíveis”.

Certificação inédita

Atualmente, de acordo com Battistella, a Be8 tem mais de 1,1 mil colaboradores e gera mais de 2 mil vagas indiretamente. A exportação de biodiesel atende mais de 20 países. No início deste mês, a empresa recebeu a certificação California Air Resources Board (Carb), para a rota de produção de biodiesel feito a partir de gordura animal para a Califórnia, nos Estados Unidos.

De acordo com a Be8, a unidade de Passo Fundo é a primeira na América do Sul a receber a autorização para exportação dessa rota de produção emitida pela agência reguladora de qualidade do ar do estado norte-americano.

O empresário destaca o investimento superior a R$ 1 bilhão na primeira grande usina de etanol no Rio Grande do Sul, que deverá entrar em operação em 2026, em Passo Fundo. A planta utilizará trigo e cevada, entre outros cereais, como matéria-prima para geração de biocombustível.

Zanin salientou que a unidade em construção também tornará o Estado autossuficiente na produção de glúten vital. “Hoje, esse insumo precisa ser importado”, afirmou o parlamentar.

A distinção do Legislativo à empresa foi concluída com a entrega de uma placa ao CEO da Be8. Battistella disse que se trata de “um dia histórico” para a empresa e que estimula “o compromisso de continuar trabalhando em prol do desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Trago o agradecimento de toda família Be8 ao Parlamento. Estamos muito honrados”.