A Defesa Civil estadual alerta para risco de chuva forte e persistente no litoral gaúcho nesta quarta e quinta-feira. O comunicado do Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual atualizou o prognóstico meteorológico para os próximos dias no RS. Foi ampliada a área em status vermelho, que indica tempo severo, com chuva forte, volumosa e persistente, com eventuais descargas elétricas, no Litoral Norte e Médio. Nestas áreas, o volume acumulado pode chegar a 90 milímetros por dia.
O status laranja, que prevê chuva moderada a forte, persistente e pontualmente volumosa, com eventuais descargas elétricas é válido para as regiões do no Litoral Sul, Costa Doce e na Região Metropolitana de Porto Alegre. Os acumulados variam entre 20 e 70 mm/dia. Já o Centro-Leste, Vales e Serra têm status amarelo, com chuva fraca a moderada.
Nas demais regiões, há chuviscos/chuva fraca, com volumes de até 20 mm/dia. As rajadas de vento variam entre 50 e 70 km/h no Sul, Litoral Sul e Médio, com pontuais de até 80 km/h, e o mar permanece agitado com ressaca.
Previsão para quinta e sexta
Na quinta-feira, 10, ainda são esperadas chuvas moderadas a fortes e persistentes em todo o Litoral Norte, parte do Sul e Costa Doce, devido ao aporte de umidade vinda do oceano para o continente. Os acumulados variam entre 15 e 40 mm/dia na Grande Porto Alegre e parte do Sul, podendo chegar aos 80 mm/dia na Costa Doce, e 120 mm/dia no Litoral Norte. As rajadas de vento variam entre 40 e 60 km/h, podendo pontualmente chegar aos 80 km/h, o mar segue agitado. Nas demais regiões do Estado, há condições de chuvisco/chuva fraca, com acumulados de até 10 mm/dia.
Na sexta, 11, a circulação marítima segue favorecendo chuva fraca a moderada em todo o Litoral, Costa Doce, Grande Porto Alegre, Nordeste e Sul, com acumulados de até 20 mm/dia. As rajadas de vento variam entre 40 e 60 km/h, e o mar continua agitado.
Risco de inundações persiste no sul e leste
A Defesa Civil atualizou também o prognóstico hidrológico para os próximos dias no RS, que indica redução no risco de cheias em rios e arroios e de inundações no perímetro urbano, mudança de status laranja para atenção em parte da região Sul, Grande Porto Alegre e parte do Litoral Norte.
A condição hidrológica atual é de rios em limiar de normalidade no estado, com tendências de elevação ou estabilidade. Em função das chuvas das últimas 48 horas e dos altos acumulados previstos para os próximos dias é indicada a condição de atenção (amarelo) e alerta (laranja) no sul e no leste.
Nestas faixas é atentado o risco de cheias em pequenos rios e arroios, alagamentos em áreas urbanas, além de riscos de enxurradas onde a chuva apresenta maiores intensidades e movimentos de massa em regiões declivosas, destacando a região do Litoral Norte.