
Apesar da chuva contínua, que se iniciou na tarde de segunda-feira e que ainda não deu trégua, os níveis dos rios e arroios das regiões Metropolitana, Vales do Sinos, Caí e Paranhana não sofreram grandes alterações em suas mediações, conforme repassado pelas equipes da Defesa Civil que seguem monitorando de perto o comportamento das águas, nesta terça.
Em Novo Hamburgo, a última medição do Rio dos Sinos marcava 3,30m, sendo que a cota de inundação é de 7 metros. O acumulado de chuva das últimas 6 horas foi de 25,6mm. Em Sapiranga o acumulado de chuva foi de 37,8mm.
Em Gravataí, a Estação Hidro meteorológica Agência Nacional de Águas Passo das Canoas Auxiliar, no Caça e Pesca Parque dos Anjos, apontou que o Rio Gravataí marcava durante a manhã 1,50 m. O status é de elevação gradual e alerta. De acordo com dados da Defesa Civil do Município, nas últimas 6 horas o acumulado de chuva foi de 31,8 mm.
Em Sapucaia do Sul, o Rio dos Sinos está em 1,44m, sendo que a cota de inundação é quando as águas chegam acima de 5,50m. Em 24 horas choveu 35,7mm. O status é de observação.
Em Montenegro, choveu 22 mm em 24 horas. O Rio Caí não atinge nem 1m. Está em 0,89 mm. De acordo com a projeção dos agentes da Defesa Civil, a chuva que caiu nas cabeceiras não chegou em Montenegro. Isso deve acontecer por volta das 17 horas e o Rio Caí deve atingir, no máximo 2 metros. Em São Sebastião do Caí, o Rio Caí está em 2,59m, sendo que a cota de inundação é de 10,50m.
Mesmo diante destas medições e projeções, as equipes se mantêm em alerta por conta do prognóstico hidrológico previsto para os próximos dias, que ainda requer atenção das autoridades em função dos altos volumes de chuva previstos para os próximos dias e do risco de inundação, deslizamentos e de outros estragos que podem ser causados pelas mudanças climáticas.