
A Polícia Civil apreendeu, na noite de segunda-feira (7), três fuzis AK-47. O material foi encontrado em uma casa no bairro Vila Nova, Zona Sul de Porto Alegre, usada por integrantes de um grupo criminoso que se preparava para atacar uma facção rival.
A operação foi conduzida por agentes da 2ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (2ª DPHPP), vinculada ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Segundo o delegado Eric Dutra, os fuzis apreendidos têm alto poder de fogo, com grande capacidade de impacto e penetração. “Por isso, temos de enaltecer o trabalho do Departamento de Homicídios, que fez essa apreensão e retirou essas armas potentes das mãos de criminosos, que certamente vitimariam outros indivíduos”, disse.
O diretor do DHPP, delegado Mário Souza, destacou que a operação é parte de uma estratégia de enfrentamento à violência. “Dentre elas, o monitoramento desses grupos e a antecipação desses ataques violentos. A ação de hoje tinha esse objetivo e culminou com a apreensão de um enorme aparato bélico e, consequentemente, o enfraquecimento desse grupo criminoso”, afirmou.
Ninguém foi preso durante a ação. Além dos fuzis, também foram apreendidos seis carregadores, 340 munições de calibre 7,62, quatro quilos de cocaína e dois de crack. A investigação prossegue para identificar e responsabilizar os envolvidos.