Dezenas de animais silvestres, que eram mantidos em cativeiro em uma propriedade no norte do estado, foram resgatados nesta terça-feira. A Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão em uma propriedade rural, no interior do município de Vila Lângaro, no Norte do Rio Grande do Sul.
Os policiais foram apurar uma denúncia de que os animais estavam sendo mantidos em cativeiro por um, homem que pretendia vendê-los. Na ação, o homem de 60 anos foi preso em flagrante.
Foram apreendidos 38 animais, sendo 5 macacos-prego, 4 araras-canindé e 29 aves silvestres de outras espécies, além de uma arma de fogo irregular.
“A investigação teve início a partir de uma denúncia anônima, de que o investigado mantinha diversas aves e alguns macacos em cativeiro no local e estaria comercializando. Ainda estamos apurando quanto à comercialização. Mas o fato é que foram apreendidos inúmeras aves e alguns macacos, todos irregulares, além de ferramentas utilizadas para a captura de animais”, explica a delegada Taís Neetzow, titular da delegacia de Tapejara.
Ela afirma ainda que algumas espécies não têm ocorrência no Rio Grande do Sul, o que indica a possibilidade de que tenham sido adquiridos vindos de outras regiões do país.