A final da Competição de Startups do South Summit Brazil (SSB) 2025 contará com a presença de 11 empresas do Rio Grande do Sul – o maior número entre os Estados brasileiros com representação na disputa. Logo após, estão São Paulo (8), Santa Catarina (3) e Pernambuco (3). O Brasil lidera entre os países, com 28 startups finalistas, seguido por Chile (6), Argentina (3) e México (3). Correalizado pelo governo do Estado, o SSB ocorre de 9 a 11 de abril, no Cais Mauá, em Porto Alegre.
“Os números refletem a força do ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul”, destaca a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp. “O objetivo do South Summit – que é promover conexões para gerar novos negócios e empreendimentos – tem se cumprido. Os três dias de evento são cruciais para essas trocas, mas os resultados vão muito além e reverberam o ano todo.”
Ao todos, 2.129 startups se inscreveram na competição, e apenas 50 foram escolhidas para estar na final. Estão divididas em cinco categorias: Melhor Equipe, Mais Escalável, Mais Disruptiva, Mais Sustentável e Winner Global. Durante o South Summit Brazil, elas divulgarão seus trabalhos por meio de pitches, que são apresentações curtas e diretas, e passarão por avaliação de uma comissão de jurados. As vencedoras serão premiadas em cerimônia no dia 11 de abril.
Startups do RS na final da competição
- Alloy – Santa Maria
- Aluga Mais App – Passo Fundo
- Codifica – Porto Alegre
- Creatus – Porto Alegre
- Grana.ai – Porto Alegre
- Jusfy – Santa Maria
- OVYVA – Porto Alegre
- Pix Force – Porto Alegre
- Privacy Tools – Porto Alegre
- TerraMares – Rio Grande
- TideSat Global – Porto Alegre