Seis pessoas seguem internadas nesta segunda-feira (7), em decorrência do acidente com o ônibus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ocorrido na última sexta-feira (4), na RSC 453 , em Imigrante, no Vale do Taquari. Ao todo, sete passageiros morreram e 26 ficaram feridos.
Duas vítimas seguem internadas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ambas no Hospital Bruno Born, em Lajeado: Emerson Andrade dos Santos e Eliane Ravazi Matos. De acordo com boletim médico atualizado, os dois estão em estado estável.
No mesmo hospital, também permanece hospitalizada Marília Milani, que apresenta quadro clínico estável e está em leito convencional.
Outras duas vítimas estão no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, em Santa Maria: Denise Estivalet Cunha e Fernanda Gonçalves de Menezes. Ambas permanecem em leitos clínicos, fora da UTI, e têm estado de saúde considerado estável.
As duas apresentam fraturas – Denise no úmero (osso do braço) e possível fratura no pé; Fernanda tem fratura confirmada no pé. As lesões foram estabilizadas no domingo e as pacientes seguem sob observação, sem previsão de alta.
Karina Vieira da Silva, por sua vez, está internada no Hospital Universitário de Santa Maria, também em estado estável, sem risco.
O acidente
O acidente ocorreu na última sexta-feira, quando o ônibus levava estudantes do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico para uma visita técnica ao cactário Horst, em Imigrante.
A apuração policial ainda terá de cumprir algumas etapas até esclarecer todos os detalhes do caso ocorrido em Imigrante. O que ainda não se sabe é a velocidade em que o coletivo estava no momento da queda na ribanceira. O tacógrafo, o aparelho que faz a medição, ainda não foi examinado pelas autoridades.
Além disso, as causas do acidente ainda não estão oficializadas. O motorista do ônibus já teria dito, de maneira informal, que o veículo estava com os freios defeituosos e que só percebeu a falha quando precisou usá-los na curva, pouco antes de perder o controle do coletivo. Isto somente o trabalho da perícia poderá confirmar ao longo da próxima semana. A investigação ainda não colheu os depoimentos de todos os sobreviventes.
Todas as sete vítimas fatais já foram identificadas e, conforme a instituição, foi realizada uma força tarefa entre a Prefeitura de Santa Maria, Defesa Civil, Brigada Militar, Ministério Público Estadual e UFSM.