
Moradores dos bairros Kennedy e Santa Tereza, em São Leopoldo, participaram de uma audiência na Câmara de Vereadores, que discutiu questões ligadas à segurança pública. No encontro, que contou com a participação de representantes da Polícia Civil, Brigada Militar e Guarda Municipal, além de lideranças comunitárias e moradores dos bairros, levou em consideração relatos de furtos, assaltos a mão armada, arrombamentos, além de outros pequenos delitos que têm gerado preocupação entre as famílias das comunidades.
Na ocasião, as autoridades policiais apresentaram algumas estratégias que estão sendo colocadas em prática e ações adotadas pelos agentes de segurança para conter o aumento da criminalidade. O capitão do 25º Batalhão de Polícia Militar de São Leopoldo, Tales Lunelli, enfatizou a necessidade do registro de ocorrências para aprimorar o planejamento do policiamento ostensivo. “É preciso que os fatos cheguem ao nosso conhecimento. A partir do momento em que há o registro, conseguimos gerar mapas e direcionar nosso policiamento”, explicou. Ele também ressaltou que o registro de ocorrências impacta diretamente na segurança. “O registro ajuda na investigação e na segurança da coletividade.”
A titular da 1ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo, delegada Cibele Savi, destacou que a prisão de criminosos reincidentes tem sido um dos focos da corporação para reduzir os índices de violência. “Ações como estas têm mostrado resultados significativos. Focamos na prisão como uma estratégia para reduzir esses números”, acrescentou Cibele.
Para o comandante da Guarda Municipal de São Leopoldo, Tiago Saraiva, é importante e fundamental a colaboração entre a comunidade e as forças de segurança. “Segurança pública é sobre a comunidade. Precisamos da colaboração com informações. Vocês precisam nos relatar suas necessidades, e assim, de maneira estratégica e inteligente, podemos usar as ferramentas de segurança pública para encontrar melhores soluções”, afirmou.
Atendendo a uma das principais demandas apresentadas pelos moradores, o comandante da Guarda Municipal se comprometeu a aumentar o patrulhamento na região, especialmente no final da tarde, horário de maior movimentação. Conforme presidente da Casa Legislativa, a vereadora Iara Cardoso, o encontro visa fortalecer as ações das forças policiais da cidade e levar mais segurança aos moradores. “O diálogo direto entre a comunidade e as forças de segurança é fundamental para buscarmos soluções eficazes. Seguiremos cobrando medidas efetivas para garantir mais tranquilidade à população.”