O médico endocrinologista pediátrico Thalis Bolzan será o embaixador da edição 2025 do jantar beneficente anual Ilhas da Gastronomia, promovido pelo Instituto da Criança com Diabetes (ICD RS). O convite foi entregue por lideranças da entidade na tarde desta terça-feira (1), em visita ao Palácio Piratini.
Natural do Espírito Santo, Thalis é especializado em endocrinologia pediátrica pela Universidade de São Paulo (USP), onde também cursou mestrado com foco em obesidade em adolescentes. No início deste ano, mudou-se para Porto Alegre, estabelecendo residência na cidade, atualmente no Palácio Piratini, ao lado de seu marido, o governador Eduardo Leite. Thalis também inaugurou um consultório médico na capital gaúcha, onde oferece atendimento especializado no tratamento de obesidade, complicações associadas e distúrbios endocrinológicos, o que também motivou o convite do instituto.
“Minha trajetória profissional me permitiu acompanhar bem de perto os impactos para as famílias desde o momento do diagnóstico do diabetes e as diversas mudanças as quais elas precisam se adaptar, dependendo do suporte de toda uma equipe multidisciplinar. Por isso, é uma honra e uma grande responsabilidade assumir o papel de embaixador do jantar do ICD, um momento que será muito significativo tanto para o apoio ao trabalho desenvolvido pelo instituto, quanto para dar visibilidade à causa do diagnóstico e controle do diabetes”, afirmou Thalis.
O ICD RS, fundado em 1998, atende atualmente mais de 5,1 mil crianças e jovens com diabetes, principalmente do tipo 1, dependentes de insulina. O convite a Thalis surgiu para dar visibilidade a uma constatação preocupante: o aumento de casos em adolescentes com diabetes tipo 2, adquirido, que pode ser prevenido e tem relação com a obesidade. Apenas no ICD RS, mais de 150 pacientes se enquadram neste diagnóstico, o que não se via anteriormente.
O jantar Ilhas da Gastronomia é um evento tradicional que arrecada fundos para apoiar crianças e jovens com diabetes no Rio Grande do Sul. A edição de 2025 está agendada para 10 de julho, na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. O evento contará com a participação voluntária de pelo menos 16 renomados chefs de cozinha do Estado, que doarão todo o material e mão de obra para criar uma experiência gastronômica única. Neste ano, o jantar também homenageará os 150 anos da imigração italiana, com pratos e decorações temáticas, outro gancho do convite para que Thalis seja o embaixador, em razão das suas origens familiares. Toda a renda obtida com a venda de ingressos será revertida para os projetos do ICD RS, que atualmente atende a mais de 5,1 mil crianças e adolescentes dependentes de insulina.
“Diferente do diabetes tipo 1, que atinge principalmente o público infanto-juvenil, geralmente até os 20 anos, o diabetes tipo 2 pode ser evitado. É aquele que, em geral, surge na maioridade, atrelado à obesidade e ao sedentarismo. Queremos chamar a atenção para isso”, afirmou o médico endocrinologista, diretor-presidente do ICD RS e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Balduino Tschiedel.
Como parte das ações beneficentes, Thalis também será anfitrião de um chá da tarde no Palácio Piratini, em 29 de abril, às 17h. O chá reunirá parceiros, incentivadores do instituto e membros da imprensa. Este será o primeiro evento de representação institucional de Thalis desde sua mudança para Porto Alegre.
“A realização do chá no Palácio, que hoje é minha residência, simboliza também a minha reciprocidade na acolhida que recebi de toda a sociedade de Porto Alegre. Dar visibilidade a essa causa do atendimento e amparo às crianças com diabetes é também uma forma de retribuir todo o carinho que tenho recebido dos gaúchos”, afirmou o médico.
Também participaram da entrega do convite a superintendente do ICD RS, Ana Bertuol, a diretora de Comunicação do ICD RS e presidente da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), Suzana Vellinho, e o coordenador de Comunicação do ICD RS, Bruno Lara.