
A frente fria que provocou os temporais segue presente no Rio Grande do Sul. No entanto hoje não repetirá o tempo severo de ontem que trouxe destruição ao território gaúcho. Qual a diferença? A temperatura. Ontem a máxima passou de 37°C formando uma “ilha de calor” na região metropolitana.
Nesta terça, o dia está mais ameno desde cedo, de acordo com a MetSul Meteorologia Nas primeiras horas da manhã, muitas nuvens e chuva leve em alguns trechos. A temperatura, como se esperava, despencou em todas as regiões com sensação térmica completamente diferente de segunda-feira.
Nas próximas horas, a frente fria continua influenciando as condições do tempo no território gaúcho. Nas faixas Norte e Leste as nuvens seguirão predominando com poucas aberturas de sol. Não se afasta a ocorrência de chuva esparsa, sobretudo, em trechos da Serra, região metropolitana e litoral. Por outro lado, na Metade Sul, em especial na fronteira com o Uruguai o tempo fica aberto com amplas aberturas de sol.
O vento predominará do quadrante Sul no Estado e, com isso, a temperatura irá subir devagar. As máximas em muitas áreas não deverão alcançar sequer 25°C. Na região metropolitana de Porto Alegre, uma das mais atingidas pelos temporais com vento de mais de 100 km/h, a tarde será de céu nublado, com possibilidade de chuva fraca e vento calmo.
Com relação a temperatura, não repetirá o calor de 37°C da segunda. A temperatura máxima oscilará ao redor de 24°C. O vento poderá se intensificar entre a tarde e a noite com o avanço do ar frio. Não há riscos, porém o vento mais persistente com rajadas fracas a moderadas tende a impactar a sensação térmica ao ar livre que ficará menor. Em algumas regiões até mesmo com sensação de frio.
No entanto, a massa de ar polar associada à passagem dessa frente fria não atingirá o Estado. Portanto, a parte mais intensa do ar polar, não chegará até o Rio Grande do Sul. Como resultado, o tempo não irá firmar, ou seja, a umidade e as nuvens seguirão presentes até o turno da noite desta terça na grande maioria das áreas.
Mínimas a partir dos 12ºC
Uma massa de ar polar que atua na área central da Argentina propiciou a chegada de ar mais frio ao Estado. Por isso a temperatura teve significativo declínio nas primeiras horas da manhã em comparação as manhãs anteriores. Na esmagadora maioria dos municípios gaúchos, a mínima ficou ao redor de 20 a 23°C na segunda.
Hoje, baixou de 15°C em diversas áreas. Rede de estações do Instituto Nacional de Meteorologia registrou 12°C em Jaguarão, 12,6°C em Quaraí, 12,9°C em Santana do Livramento, 13°C em Canguçu, 13,4°C em Caçapava do Sul, 13,5°C em Bagé 14,2°C em Dom Pedrito. Estações particulares registraram 11,2°C em Pinheiro Machado, 12°C em Herval, 12,2°C na Barra do Quaraí, 12,5°C no Chuí, 13°C em Uruguaiana,13,2°C em Jaguari, 13,4°C em Piratini, 13,6°C em Arroio Grande, 13,8°C em Hulha Negra, 13,9°C em São Martinho da Serra e Silveira Martins.