Moradores de Eldorado do Sul e Guaíba realizaram na manhã desta segunda-feira uma manifestação contra a precarização do transporte público dos municípios. O ato concentrou-se na lateral da BR 290, junto à rótula com a avenida Getúlio Vargas, e os moradores trancaram a via.
Dezenas de manifestantes foram às ruas com protestos contra a empresa Expresso Rio Guaíba, em contexto de precarização da mobilidade urbana. Ao longo do ato, foram vistas faixas e cartazes denunciando o aumento da passagem e a falta de atendimento a bairros das cidades.
O ato foi organizado pelo Comitê de Luta pelo Transporte Público de Guaíba e Eldorado do Sul. Amanda Silveira da Silva, uma das representantes do grupo, disse que o ato foi organizado há duas semanas pelas redes sociais. “Estamos buscando mais horários. Hoje a gente tem um intervalo muito grande entre os ônibus. Tem o último horário da manhã, da linha Sans Souci, que contempla mais de 5 bairros, às 8 e 10h da manhã, e depois disso a gente só tem às 18h da noite.”
O grande intervalo prejudica quem trabalha e estuda pela noite, e não tem como voltar para casa. “Antes da pandemia, a gente tinha horários de meia em meia hora. Depois, reduziram os horários, e com a enchente piorou.”
Reajuste e falta de segurança
Além do problema dos horários, Amanda lembra que a passagem teve reajuste de 14,21% em novembro, e a condução comum passou para R$ 7,50.
Os moradores também protestam por bairros de Guaíba que não são contemplados por transporte, como o Sol Nascente, Delta do Jacuí e Centro Novo, exigindo o deslocamento dos moradores para outros bairros para conseguir pegar a condução.
“As pessoas têm que circular pelas ruas ainda deterioradas da enchente, sem segurança, sem sinalização, e são pessoas que ficam também vulneráveis a qualquer risco. A gente está lutando por isso também”, diz Amanda.
“Pessoas estão perdendo o emprego justamente por causa da tarifa alta. Porque as empresas estão vendo que não vão ganhar lucro tendo o trabalhador que precisa pagar uma passagem cara”, acrescenta Amanda.
Em Eldorado do Sul, os problemas também envolvem horários reduzidos, já que o transporte sentido Porto acaba 19h da noite, e nós fins de semana, o último horário de saída da cidade é 10h da manhã.
Em novembro do ano passado, houve uma manifestação em Eldorado do Sul pelos mesmos motivos. Amanda lembra que uma reunião com a Metroplan foi organizada, e o resultado foi apenas um horário adicionado à linha: às 19h.
A reportagem entrou em contato com a empresa Expresso Rio Guaíba e aguarda retorno para esclarecimentos. O espaço está aberto para manifestações.
A manifestação teve acompanhamento da Brigada Militar (BM) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF)