Estudo da Ceasa/RS avalia aumento de preços dos alimentos

Safra reduz preço de alguns produtos, como cebola e batata, comparando preços de 4 anos

Foto: Ministério da Agricultura

Muito tem sido discutido o aumento de preços de alimentos e seu impacto na inflação brasileira. Pois um estudo comparativo elaborado pela Gerência Técnica da CEASA/RS, com o preço atual (última semana de março), com os últimos anos, identificou que alguns produtos estão com os preços em patamares mais baixos que o habitual (cebola e batata), devido a boa safra, enquanto outros como tomate longa vida, brócolis e couve-flor estão com preços acima.

 

Entre as frutas, por exemplo, abacaxi apresentou um aumento de 42,86% na comparação entre 2021 e 2025, enquanto o morando subiu 52% na mesma comparação. Para os amantes do caqui, a alta foi de 100%. Entre os hortigranjeiros, o brócolis teve um aumento de 57,14%, subindo para 70,40% no caso do tomate longa vida.

 

A curiosidade é que a cebola, comparando os preços de 2021 e 2025, teve aumento zero e a batata branca uma redução de 22,22%. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acumulado entre março de 2021 e março de 2025 supera os 30%.