Entregadores de aplicativos fazem manifestação em Porto Alegre

Trabalhadores pedem reajuste no valor das entregas - Foto Camila Cunha (CP)

Cerca de 200 motociclistas, mais motoristas de aplicativos, promovem uma manifestação no começo da tarde desta segunda-feira em Porto Alegre, como parte do Breque Nacional dos Apps, mobilização em busca de melhores condições de trabalho para estes profissionais.

Uma motociata saiu do Centro de Canoas, na Região Metropolitana, até o hub da plataforma iFood, junto ao shopping Praia de Belas, na Capital. Há o acompanhamento da Brigada Militar (BM), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

O protesto não mira uma empresa específica de entregas por aplicativo, mas todas. A paralisação também tem como objetivos o reajuste na taxa mínima de R$ 6,50 para R$ 10 por entrega, aumento no valor do quilômetro rodado de R$ 1,50 para R$ 2,50, limitação das rotas por bicicleta para três quilômetros e pagamento de taxas integrais por entrega.

Leia o comunicado do iFood sobre a paralisação

“Confirmamos o recebimento do e-mail e agradecemos o contato. Reforçamos que o iFood respeita o direito à manifestação e segue aberto ao diálogo.

Estamos atentos ao cenário econômico e estudando a viabilidade de um reajuste para 2025. É importante ressaltar que, nos últimos três anos, os ganhos dos entregadores foram aumentados de várias maneiras:

* 2022: Aumento do valor mínimo da rota de R$5,31 para R$6,00 e do valor mínimo do quilômetro rodado de R$1,00 para R$1,50.

* 2023: Elevação da taxa mínima de R$6,00 para R$6,50.

* 2024: Introdução de um adicional nas rotas agrupadas: R$3,00 para cada entrega extra realizada.

Quanto às rotas de bicicletas, reduzimos o raio de entrega em janeiro e padronizamos isso em todas as cidades do Brasil. Reduções adicionais poderiam resultar em uma queda na oferta para bicicletas e, consequentemente, impacto negativo nos ganhos. Vale lembrar que os entregadores podem rejeitar os pedidos sem nenhuma penalidade.

Reforçamos que o iFood segue ouvindo os entregadores e trabalhando continuamente para melhorar tanto os ganhos quanto o dia a dia desses profissionais, e de todo o ecossistema de delivery.”