
Quatro homens foram presos enquanto transportavam mais de 1,5 tonelada de maconha em Montenegro, no Vale do Caí. A prisão foi efetuada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) enquanto os suspeitos trafegavam em três veículos na BR 386.
Conforme a PRF, o flagrante ocorreu durante uma operação de combate ao crime, quando agentes deram ordem de parada aos motoristas de três veículos: um Fiat Siena, um Ford Ka e uma Fiat Ducato. Neste momento, os motoristas do Ka e do Siena fugiram em alta velocidade, em direção a Porto Alegre, mas acabaram abordados por outras equipes a três quilômetros.
Questionado sobre o motivo da fuga, o motorista do Ka teria confessado aos PRF’s que transportava drogas. Dentro do veículo, os policiais encontraram 303,42 quilos de maconha. Já na Ducato, foram encontrados 1.204,24 quilos da droga.
O total da droga chegou a 1 tonelada e 507 quilos transportados nos dois automóveis. A PRF constatou, ainda, que a Ducato portava placas clonadas. O veículo havia sido furtada em Canoas no último dia 15 de março.
De acordo com a PRF, o motorista do Ka, de 28 anos, é natural de Porto Alegre e já tinha antecedentes criminais por homicídio e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e dano. O motorista da Ducato, de 27 anos, também natural de Porto Alegre, possuía ocorrências por homicídio, porte ilegal de arma de fogo e posse de drogas.
No Siena, estava o condutor, um homem de 27 anos e natural de Gravataí, com passagens por tráfico de entorpecentes, ameaça e dano, além de um passageiro de 41 anos, natural de São Leopoldo, com antecedentes por porte ilegal de arma de fogo, desacato e perturbação da tranquilidade.
Os três criminosos foram presos e encaminhados à Polícia Civil, com os veículos e drogas apreendidos. Eles responderão pelo crime de tráfico de drogas, adulteração de sinal identificador de veículo, associação para o tráfico e direção perigosa.