Exército reforça o combate à dengue em Cachoeira do Sul

Serão cerca de 8 soldados e um caminhão serão disponibilizados pelo 13º Grupo de Artilharia de Campanha a partir da próxima quinta-feira

Foto: Viviane Souza / Divulgação

O Comando do 13º Grupo de Artilharia de Campanha (13° GAC) atendeu ao pedido da prefeitura de Cachoeira do Sul e vai somar-se ao Centro de Operações de Emergência (COE) nos esforços pelo combate à dengue no município. A participação do Exército foi confirmada pelo tenente-coronel Luís Riele Miranda Guimarães ao prefeito Leandro Balardin, em reunião.

A estreia dos militares diretamente nos mutirões de limpeza dos bairros ocorrerá na próxima quinta-feira, no Promorar, ao lado das equipes da Saúde, Meio Ambiente e Infraestrutura Urbana, que buscarão o envolvimento daquela comunidade na guerra contra o mosquito Aedes Aegypti.

Segundo a titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Camila Nunes Barreto, a Diretoria de Vigilâncias em Saúde (DVS) irá promover uma capacitação técnica no 13º GAC, com vistas a apresentar detalhes do cenário epidemiológico local e as ações previstas pelo plano municipal de contingência. “O apoio da guarnição militar é de extrema relevância neste momento em que lidamos com a pré-epidemia e buscamos o empenho de todos na limpeza dos ambientes, na eliminação dos pontos de água parada e na orientação das pessoas para a importância de se buscar atendimento médico nos primeiros sintomas compatíveis com a doença”, alerta.

O 13º GAC vai reforçar o time de combate à dengue com quantidade de seis a oito soldados e um caminhão do quartel para auxiliar na remoção e transporte de entulhos de áreas públicas, bem como para proceder o recolhimento dos itens descartados pelos moradores e posicionados em frente às residências durante as ações nos bairros.

Um veículo da Secretaria do Meio Ambiente já vem apoiando os mutirões na arrecadação de pneus, móveis antigos, restos de construção e lixo em geral. Com a equipe maior, explica a titular da SMS, será possível ampliar as áreas vistoriadas em cada mutirão e o número de pessoas sensibilizadas pelas orientações preventivas lideradas pelos agentes de combate às endemias.

Em boletim emitido nesta semana, a SMS divulgou 92 casos confirmados de dengue em Cachoeira do Sul, 38 deles concentrados no Bairro Santa Helena, onde aconteceram dois mutirões este mês, com o monitoramento de 470 imóveis e eliminação de 128 focos do mosquito. Pelo último levantamento oficial, os bairros Marina e Promorar figuram na segunda e terceira colocações no ranking de contaminados, com 10 e nove laudos positivados, respectivamente.