Sul registra queda na demanda dos consumidores por crédito em janeiro, aponta Serasa Experian

Santa Catarina registrou a maior queda, de 9,7 pontos percentuais

Crédito: Freepik

Em janeiro, todos os estados do Sul do país apresentaram retração na busca dos brasileiros por crédito em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Santa Catarina registrou a maior queda, de 9,7 pontos percentuais, ao passar de 12,8% em janeiro de 2024 para 3,1% no mesmo mês deste ano.

Na avaliação nacional, janeiro registrou alta de 4,7% na procura por recursos financeiros. Ao analisar o comportamento por renda, aqueles que recebem até um salário-mínimo foram os que mais impulsionaram essa alta (11,9%). Por outro lado, os que recebem entre cinco e 10 registraram a maior retração no período (-4,8%).

Camila também aponta que essa disparada pode estar ligada a uma combinação de fatores econômicos. “Após quatro anos de crescimento econômico importante, muitas empresas iniciaram 2025 cautelosas diante o patamar restritivo de juros e o impacto que a inflação pode ter na demanda dos clientes. Por isso, é difícil imaginar que a procura por recursos financeiros, puxada principalmente pelas micro e pequenas empresas, são para investimento e expansão seus negócios”, diz.

DESTAQUES

A alta registrada em janeiro foi impulsionada exclusivamente pelas “Micro e Pequenas” empresas, enquanto as “Médias” e “Grandes” companhias apresentaram queda. Todos os setores da economia também demonstraram aumento na busca por crédito em janeiro. A categoria “Demais” – que engloba os segmentos Primário (agronegócio), Financeiro e Terceiro – liderou a alta (16,5%), seguido por “Serviços” (16,4%), “Indústria” (8,9%), e “Comércio” (5,9%). 

Em janeiro, todas as Unidades Federativas (UFs) brasileiras registraram crescimento. Mato Grosso foi o destaque (22,2%), seguido por Mato Grosso do Sul (19,5%) e Rio Grande do Norte (17,9%).