Relatório do BC prevê novo estouro da meta da inflação

Probabilidade de superar a meta de 4,5% da inflação é de 70%

Crédito: Freepik

O Banco Central também elevou sua estimativa para a inflação oficial em 2025, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 4,5%, em dezembro do ano passado, para 5,1%. A estimativa consta do Relatório de Política Monetária divulgado nesta quinta-feira, 27, pelo Banco Central, apontando que a probabilidade estimada, construída a partir dos intervalos de probabilidade, passou de 50% para 70% no caso de 2025. A meta de inflação deste ano é de 3%, e será considerada cumprida se oscilar entre 1,5% e 4,5% e, se confirmada será um novo estouro da meta de inflação, assim como no ano passado.

No mesmo documento, o Banco Central piorou sua projeção de crescimento econômico do Brasil em 2025 a 1,9%, contra patamar de 2,1% estimado em dezembro. Já o Ministério da Fazenda, prevê expansão de 2,3% para o Produto Interno Bruto (PIB) este ano. Em relação à política monetária, o relatório reiterou mensagem da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) de que antevê, em se confirmando o cenário esperado, um ajuste de magnitude menor do que 1 ponto percentual na reunião de maio.

O BC também piorou sua estimativa para o resultado das transações correntes neste ano, passando a ver um saldo negativo de US$62 bilhões, ante rombo de US$58 bilhões projetado em dezembro. A estimativa é um crescimento do crédito no país de 7,7% este ano, ante estimativa de 9,6% feita em dezembro. Agora, a expectativa é que o crédito às famílias suba 8,0% em 2025, contra expectativa anterior de 10,0%. Para as empresas, a alta foi calculada em 7,2%, ante 9,0% no último relatório.