Banco de sangue do Pronto Socorro de Porto Alegre celebra dois anos de reabertura

Ação especial em frente ao hospital irá distribuir informativos para conscientizar a população para a doação de sangue

Nesta sexta-feira, o banco de sangue do Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre celebra dois anos desde sua reabertura, um marco que reforça o compromisso da instituição com a saúde e o bem-estar da população. Para comemorar a data, será realizada uma ação especial em frente ao hospital, com a distribuição de informativos para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue.

Desde a reabertura, o banco de sangue tem registrado um aumento significativo de doadores voluntários. De março a dezembro de 2023, foram contabilizados 1.059 doadores. Em 2024, esse número cresceu para 1.361 doações ao longo do ano. No ano passado, a instituição intensificou diversas ações voltadas à captação de doadores, mostrando que a solidariedade pode salvar vidas.

Além disso, os dados revelam uma mudança positiva: o número de doações voluntárias tem superado as de reposição, o que indica que a população está cada vez mais engajada na causa. “As pessoas não vêm doar apenas para ajudar familiares ou amigos internados, mas porque acreditam na importância do HPS e no impacto da doação de sangue”, comemora a coordenadora do espaço, enfermeira Nadia Calixto.

Estoque crítico

O sangue doado é fundamental para garantir o atendimento a pacientes em situações de emergência, cirurgias e tratamentos contínuos. Em 2023, o HPS realizou 1.568 transfusões. Já em 2024, esse número chegou a 1.533 até o momento.

O banco de sangue necessita de doadores, com estoque crítico para o tipo O-. Para realizar a doação, as pessoas devem preferencialmente fazer agendamento prévio pelo telefone (51) 3289-7658 (via WhatsApp). O funcionamento é das 8h às 12h, nas segundas, quartas e sextas-feiras, e das 13h às 17h, nas terças e quartas-feiras, no segundo andar do hospital, na avenida Venâncio Aires, 1116, bairro Bom Fim.