Prefeitura de Porto Alegre oferece nova proposta para contribuintes quitarem IPTU 2025

Nova oportunidade de parcelamento é opção

Foto: Joel Vargas / PMPA / Divulgação

Os contribuintes de Porto Alegre que ainda não quitaram o Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2025 têm uma nova oportunidade. A prefeitura enviou a mais de 150 mil contribuintes, através de e-mail cadastrado no sistema, a nova proposta de parcelamento. Aqueles que não regularizarem a situação estarão sujeitos ao processo de cobrança, que pode incluir negativação, protesto e cobrança judicial.

“Esta é uma boa oportunidade para quem não aproveitou o prazo de pagamento sem juros. Quem perder este prazo, além de ter o nome inscrito em agências de proteção de crédito, também terá de arcar com encargos mais pesados”, explica a secretária Ana Pellini.

A adesão se dará com o pagamento da primeira parcela, que vence em 31 de março. A partir de abril, incidirá 1% de juros sobre o valor da parcela. Quem perder essa oportunidade, terá aumento da multa de mora de 2 para 10%, além da aplicação de juros de pelo menos 1% ao mês sobre o total devido.

Os contribuintes que não receberam o e-mail com a guia da parcela podem solicitar o parcelamento pelo site, através do site parcelamento.procempa.com.br/parcelamento-online , ou emitir a guia de quitação pelo WhatsApp (51) 3433-0156 das 9h às 16h, selecionando as opções “Impostos e Tributos” → “Guias de Pagamento” → “Outras Guias”.