Com a conclusão recente das obras obrigatórias, como terraplanagem, instalação de redes de energia, Internet, drenagem e qualificações pluviais do chamado Parque da Orla, no Parque Harmonia, em Porto Alegre, a concessionária GAM3 Parks, responsável pela gestão do espaço pelo período de 35 anos, comemora o sucesso comercial e de público de eventos no local, que está recebendo shows e demais apresentações, seja públicas ou privadas, como o próprio Acampamento Farroupilha, a Oktoberfest da Orla, entre outros.
“Estamos passando também por diversas etapas, e a população pode vir e ver um parque mais verde”, comentou a arquiteta e diretora da GAM3 Parks, Carla Deboni. Estruturas de empreendimentos, sinalização e pavimentação estão instaladas, mas o trabalho no local prossegue, com a circulação de veículos e trabalhadores. No próximo mês de maio, uma cervejaria também inaugura um espaço no Harmonia.
Diante das críticas à derrubada de árvores, das quais 435 foram autorizadas, porém apenas por volta de uma centena foram de fato removidas, e outras centenas plantadas, Carla afirma que já há todo o processo de compensação planejada, e que o processo em si está na última etapa. Entidades ambientalistas haviam afirmado que as novas mudas levarão décadas para se readequar ao tamanho das anteriores, e ainda que as obras poderão formar bolhas de calor no local. A diretoria da GAM3, porém, afirma atestar a preocupação ambiental do Parque da Orla, considerado um dos maiores parques temáticos em capitais do Brasil.
“O parque vai virar uma floresta, ficar super verde”, comentou Carla. “Começamos logo a ingressar em uma etapa de um Harmonia para a população poder aproveitar o ano inteiro”, acrescentou. As obras chegaram a ser interrompidas em, ao menos, duas oportunidades, como uma liminar da Justiça que suspendia a revitalização, bem como durante as enchentes de 2024, já que a água tomou conta do espaço e permaneceu assim durante semanas.
Por ora, não foram informados prazos para conclusão destes trabalhos. Há ainda uma dúvida relacionada à instalação de um estacionamento na via lateral à avenida Edvaldo Pereira Paiva, junto a entrada principal do parque, próxima de onde está a estátua de Jayme Caetano Braun. Segundo a GAM3 Parks e a Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), a via faz parte do processo de concessão, e já fazia parte da estrutura do Harmonia, portanto, esta discussão está superada e há autorização para a cobrança do ingresso.