O Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul realizou a interdição de 18 imóveis no bairro São Luiz, após as estruturas das residências apresentarem fissuras e rachaduras. A interdição, de acordo com o 5° Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), é preventiva e foi feita após constatação de que o material de acabamento dos imóveis estava com rachaduras. Durante a madrugada desta terça-feira, também foram efetuados os cortes de fornecimento de energia, água e gás para as edificações.
Ao todo, são 10 sobrados interditados e oito apartamentos de um prédio que fica ao lado. Desde a interdição, a Prefeitura de Caxias do Sul informa que está acompanhando a situação e que colocou as estruturas do município à disposição das cerca de 50 famílias atingidas.
Defesa Civil, equipe da Secretaria da Habitação, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, servidores da Fundação de Assistência Social e do Banco de Alimentos estão dando apoio aos moradores. Pela manhã, os técnicos do município puderam visualizar novas rachaduras nos sobrados, que são particulares.
“Vamos possibilitar que os moradores das casas menos atingidas consigam pegar alguns pertences com segurança. Como é uma propriedade particular, nós daremos apoio técnico porque é uma questão de risco público”, informou no local o Tenente Armando, da Defesa Civil. Já o secretário da Habitação, José de Abreu, orientou os moradores a procurem a secretaria para que se possa avaliar a possibilidade de enquadrá-los em programas habitacionais do município.
O prefeito Adiló Didomenico avalia que não é hora de achar culpados até porque as pessoas buscam sempre fazer melhorias nas suas casas, mas a obra está visivelmente condenada. “Agora temos que fazer o possível para dar segurança para que as famílias retirem seus pertences e para nossa equipe técnica entrar para avaliar os estragos e informar aos moradores o que deverá ser feito. Determinei a nossas equipes dar todo apoio a estas pessoas neste momento difícil”, finalizou.