
A saúde de Porto Alegre tem um novo painel de monitoramento dos atendimentos e leitos em emergências de hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Isso porque entrou em operação nesta segunda-feira o novo dashboard da Secretaria Municipal da Saúde. O sistema foi apresentado no final de semana pelo secretário Fernando Ritter.
Segundo ele, o novo painel oferece mais dados a serem analisados tanto pelos gestores como pela população. Entre as novidades, está o tipo o monitoramento do tipo de leito, que pode ser emergencial, cirúrgico e clínico, além da prioridade do regulador em encaminhar estes pacientes para atendimento especializado, o tipo de patologia relatada pelo paciente e, principalmente, se a pessoa que busca atendimento é moradora ou não de Porto Alegre.
Além disso, Ritter reiterou que o sistema criado pela Empresa Pública de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre (Procempa) está à disposição de outros municípios para ser replicado. No final da tarde de sexta-feira, ele realizou uma apresentação com dados registrados ao longo do dia na saúde da Capital. Das quase 4 mil pessoas atendidas na ocasião, cerca de 880 não eram moradores de Porto Alegre, mas buscaram atendimento de forma espontânea, ou seja, locomovendo-se até uma emergência da Capital.
“Em vez de ir até uma emergência em suas cidades, elas vieram até aqui e foram atendidas. A principal causa da vinda desses pacientes é gastroenterologia. Alguns eu entendo a necessidade de serem atendidos aqui, mas uma boa parte não precisaria estar aqui. Muitos são, por exemplo, de Canoas. Nós não temos que atender canoenses. Eles são autossuficientes. A nossa ideia nesse novo dashboard é poder ver várias dessas coisas”, relatou.