Com foco na superação pós-enchentes, projeto Help realiza ação na Estação Mercado da Trensurb, em Porto Alegre

Vida sobre Trilhos tem foco no aconselhamento voluntário e distribuição de mensagens motivacionais

Projeto Help na Estação Mercado do Trensurb | Foto: Pedro Piegas

A ação Vida sobre Trilhos, do projeto Help, ocorreu novamente na Estação Mercado da Trensurb, no Centro Histórico de Porto Alegre, na manhã deste sábado. Com foco no aconselhamento voluntário de pessoas e distribuição de mensagens motivacionais, o Help ofereceu aos passageiros a oportunidade de receber apoio emocional no chamado “Cantinho do Desabafo”, além de obter abraços dos voluntários. A ação, que ocorre de forma itinerante nas estações, aconteceu pela segunda vez na estação terminal da Capital após sua reabertura depois das enchentes.

“É possível ver que as pessoas ficam muito emocionadas, unicamente porque elas não esperam este tipo de acolhimento. Aliás, quem espera isto de uma pessoa estranha hoje em dia? Às vezes você não tem tempo, ou não para de olhar para o celular para olhar no rosto de um companheiro seu, então esta é nossa proposta. Criar esta conexão com as pessoas, mostrarmos o que temos, como é possível superar estas angústias”, salientou a coordenadora estadual do Help no Rio Grande do Sul, Fabiana Mertens, ao lado do marido, também coordenador no RS, Lisandro Portolan.

“Acredito que elas estejam sedentas, clamando, gritando, aquele grito que as pessoas não ouvem, muitas vezes. O ritmo da população está muito acelerado também”, acrescentou. O trabalho do grupo aumentou depois das inundações, segundo ela, devido ao crescimento de casos de depressão, ansiedade, automutilação e desejos suicidas. Como os trens circulavam de forma reduzida durante as enchentes, a equipe do Help se dirigiu aos abrigos e albergues onde havia acolhimentos. “A gente não parou, colocamos a roupa de proteção, a bota e o macacão e fomos para a rua trabalhar. Fomos atrás destas pessoas que não poderiam vir atrás de nós”, pontuou Fabiana.

A parceria da Trensurb com o Help iniciou em outubro de 2022 e, desde então, já foram mais de cem intervenções nas estações, sempre aos sábados, das 10h às 12h. Desde o início da parceria, mais de 34 mil usuários do metrô foram alcançados pelas ações do Help nos seis municípios atendidos pelos trens e por volta de 500 pessoas foram atendidas no Cantinho do Desabafo. No Estado, o Help também atua em ações nas ruas e em colégios, auxiliando alunos e professores.