O feriadão da Páscoa neste ano contará com o acréscimo da segunda-feira (21), Dia de Tiradentes. A folga ainda mais prolongada deverá movimentar o comércio, mas também o turismo e a gastronomia em Porto Alegre. A recém-lançada pesquisa da CDL POA mostra que o ticket médio por presente está concentrado entre R$ 201 e R$ 500 (48% dos entrevistados), enquanto 30,8% dos consumidores pretendem gastar entre R$ 101 e R$ 200.
Além das compras, o estudo revela que 14,9% dos respondentes planejam viajar na data, o que representa uma importante oportunidade para o setor de serviços e turismo. O levantamento também identificou que outros 7,6% das pessoas que responderam ao questionário pretendem fazer passeios especiais na cidade. Entre os que irão viajar, 52,2%devem gastar mais de R$ 501, enquanto 60% dos que farão passeios estimam despender entre R$ 101 e R$ 300.
Destaques da pesquisa:
Ticket médio por presente:
14,9% dos entrevistados pretendem viajar na Páscoa
7,6% vão realizar passeios locais.
51,3% dos entrevistados vão organizar ceias especiais:
Mesmo com a alta dos preços, o desejo de presentear continua: embora 56,6% dos consumidores estejam comprando menos ovos de chocolate do que antigamente, o chocolate em outros formatos segue como o principal presente para 48,7% dos entrevistados.
“Os dados mostram uma Páscoa ainda muito relevante para o comércio, mas com um consumidor atento aos preços, buscando equilíbrio entre o tradicional e o possível. Além disso, a intenção das pessoas para viajar ou passear representa uma ótima oportunidade para o setor de serviços, hotelaria e gastronomia”, destaca o presidente da CDL Porto Alegre, Irio Piva.
A pesquisa também aponta que 49% dos consumidores pretendem deixar as compras para a semana do feriado. Os supermercados lideram como o local mais escolhido para adquirir os presentes (55,6%), seguidos por lojas de departamento, bazares e livrarias (28,5%) e lojas especializadas (24,8%).
Com consumidores dispostos a gastar, ainda que com cautela, e o aumento da quantidade de pessoas na cidade e em viagens, a Páscoa 2025 se fortalece como uma data estratégica para o comércio e o turismo de Porto Alegre.