Com o objetivo de expandir a presença no mercado indiano e atender de forma mais eficaz o mercado global com produtos de qualidade e condições competitivas, a Tramontina se uniu à empresa indiana Aequs para anunciar sua primeira Joint Venture (JV). A nova unidade chamada Aequs Cookware Products Limited (ACPL) é a primeira fábrica da Tramontina fora do Brasil. Está localizada nas instalações da Aequs em Hubballi, no estado de Karnataka, e produz panelas e outros utensílios de cozinha para clientes na Índia e no exterior.
Constituída no formato JV 50:50, a parceria une a experiência centenária da Tramontina na fabricação de utensílios domésticos com a infraestrutura completa e o conhecimento do mercado local da Aequs. Com um investimento de Rs 800 milhões (rúpias indianas), a JV se beneficiará do ecossistema de produção de 160 hectares da parceira indiana na cidade de Hubballi.
“Este é apenas o início dessa operação e vemos grandes oportunidades de crescimento e expansão, tanto na capacidade de produção quanto na gama de produtos para necessidades domésticas que oferecemos ao mercado. Queremos estender o legado de qualidade e inovação da Tramontina aos consumidores indianos mais exigentes, contribuindo na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e na melhoria dos processos”, afirma Eduardo Scomazzon, Presidente do Conselho de Administração da Tramontina .
A nova unidade conta com um quadro de 80 colaboradores e tem capacidade de produção de cerca de 400 mil panelas de alumínio por mês, com revestimento antiaderente ou cerâmico. A partir de outubro, está previsto o início da operação de uma nova linha de panelas de aço inoxidável, com capacidade para 75 mil unidades mensais.
“A demanda global crescente por panelas de alta qualidade representa uma grande oportunidade e esta parceria nos coloca numa posição privilegiada para atendermos tanto o mercado indiano, quanto o mercado internacional”, declara Aravind Melligeri, Presidente e CEO da Aequs.
MERCADO
A Tramontina entrou na Índia em 2024, com uma estratégia de varejo omnichannel, abrangendo comércio geral, varejo moderno e plataformas de e-commerce para garantir ampla disponibilidade em todo o país. Em junho de 2024 inaugurou seu centro de distribuição em Mumbai, a maior e mais importante cidade da Índia, com 890m² de área.
O movimento estratégico de JV visa fortalecer a presença da marca no país e expandir a participação na Ásia, diversificando a sua oferta de produtos para atender às preferências únicas dos consumidores indianos. Atualmente presente em mais de 120 países pelo mundo, a marca centenária brasileira já soma 23 unidades operacionais no exterior, sendo 19 centros de distribuição, três escritórios regionais de vendas e um escritório de qualidade e serviços.