A partir deste sábado, os pacientes de radioterapia do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) não precisam mais se deslocar para outras unidades de saúde em busca de tratamento. Em sua primeira viagem, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), inaugurou o novo equipamento de radioterapia no Centro de Oncologia, inaugurado em 2024 pelo presidente Lula em viagem a Porto Alegre.
Em 2024, 1.569 pacientes tiveram de ser encaminhados, via regulação, para realizar radioterapia em outras instituições. Agora, a expectativa é que cerca de 700 pessoas sejam atendidas por ano. Já neste sábado, três pacientes oncológicos vão receber o tratamento.
O ministro também realizou a abertura de 10 salas operatórias, dando início ao primeiro mutirão de cirurgias e exames do ano dos hospitais do GHC. Serão 339 procedimentos somente neste sábado: 88 cirurgias, entre pediátricas, ginecológicas, ortopédicas, oftalmológicas e outras especialidades; e 251 exames, que incluem mamografias, biópsias de mama e eletrocardiogramas.
“Tem um desafio que a gente precisa transformá-lo no centro do esforço do Sistema de Saúde (SUS), em uma parceria com o Estado, com o município, com o Congresso Nacional, com o setor público, com o setor privado, com as associações médicas. Esse esforço é o de reduzir o tempo de espera para o atendimento especializado. E a gente sabe que isso não se reduz sem uma atenção primária muito forte, mais potente, coordenadora”, afirmou Padilha.
Outra novidade no dia foi a ampliação do horário de atendimento, a contar deste sábado, que passa a ser dia útil, no Centro de Diagnóstico e na Sala de Cirurgia, que, de segunda à sexta-feira, vão funcionar até a uma hora da manhã. “Para que as pessoas que muitas vezes têm dificuldade ao longo do dia de estar aqui, por causa do trabalho ou por estarem cuidando dos filhos, tenham esse horário para fazer o procedimento”, explicou o ministro.
Além do acelerador linear, equipamento utilizado para radioterapia, o hospital também adquiriu um equipamento de braquiterapia, utilizado principalmente em tumores de colo do útero e próstata e um novo tomógrafo dedicado à radioterapia, necessário para planejar o tratamento de forma mais precisa.