A capital federal Brasília será palco de um grande debate sobre os avanços e as novas aplicações do uso da energia solar no agronegócio brasileiro. A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) reúne, no próximo dia 19/3, representantes do setor agropecuário, autoridades públicas, especialistas e agentes do mercado solar para uma série de discussões sobre o ambiente regulatório, os modelos de financiamento e as novas tecnologias para alavancar os negócios no campo.
Trata-se do ABSOLAR Meeting Centro-Oeste, que deve reunir cerca de 300 convidados, entre empresários, agentes públicos e produtores rurais, acontece na sede da Confederação Agrícola e Pecuária do Brasil (CNA). Na agenda do dia, serão debatidos as novas sinergias entre a tecnologia solar, as baterias de armazenamento e a produção agropecuária.
Especialistas e empresários praticarão de painéis sobre o contexto regulatório da geração própria de energia solar e a legislação aplicada no agro, as linhas de financiamento disponíveis para sistemas fotovoltaicos e para baterias específicas para os produtores rurais, o uso de estrutura de solo em grandes áreas e as tendência para fazendas e locais remotos que necessitam de equipamentos mais robustos.
Entre os convidados para o evento, que conta com o Banco BV como anfitrião, estão Maciel Aleomir Silva, diretor da CNA, João Paulo Batista Cabral, assessor técnico da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste, Wilson Zafani, head comercial de solar no Banco BV, e Pedro Lupion e João Passarinhos, deputados federais além da a própria diretoria e coordenadores estaduais da ABSOLAR.
Segundo dados da ABSOLAR, a geração própria de energia solar já proporcionou aos estados do Centro-Oeste ao Distrito Federal a atração de mais de R$ 27,9 bilhões em investimentos, com uma capacidade instalada total de mais de 6 gigawatts (GW) em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.