Apesar de o chocolate continuar como o principal símbolo da Páscoa, os tradicionais ovos já não têm o mesmo apelo entre os consumidores de Porto Alegre. É a revelação apontada pela nova pesquisa realizada pela CDL POA que ouviu 302 pessoas com intenção de compra para a data. Para 56,6% dos entrevistados, a compra de ovos de Páscoa diminuiu em relação aos anos anteriores, principalmente devido ao aumento dos preços.
Por outro lado, o chocolate em outros formatos mantém o protagonismo, sendo escolhido por 48,7% dos consumidores, à frente até dos próprios ovos, que aparecem com 43% das intenções de compra. A busca por opções mais econômicas reflete o quadro econômico da população: a maioria (52,3%) avalia sua situação financeira como estável, sem dívidas, mas também sem sobra de recursos.
Segundo o levantamento, 48,7% vão presentear com chocolates em formatos variados, enquanto 43% ainda pretendem comprar ovos de Páscoa. Já 56,6% diminuíram a compra de ovos devido ao preço.
“Mesmo diante de desafios econômicos, a Páscoa ainda mobiliza o varejo e o consumo. O consumidor busca manter a tradição, mas de forma mais racional, com alternativas ao tradicional ovo de chocolate”, destaca o presidente da CDL POA, Irio Piva.
Sobre o valor a ser investido, 48% pretendem desembolsar entre R$ 201 e R$ 500, enquanto 30,8% estimam um gasto entre R$ 101 e R$ 200. Apenas 5,3% afirmaram que devem gastar mais de R$ 500 com presentes de Páscoa.
A CDL POA reforça que a Páscoa, embora impactada por questões econômicas, ainda representa uma oportunidade importante para o comércio local. “O varejo precisa estar atento ao perfil desse consumidor, que busca alternativas e preços mais acessíveis, mas que não abre mão de celebrar a data”, conclui Irio Piva.
Em parceria com a Vitamina Pesquisa, o levantamento teve a participação de homens e mulheres, entre 18 anos e 70+, pertencentes às classes sociais A, B e C em Porto Alegre.