Dos consumidores do RS com contas atrasadas em dezembro de 2024, 77,57% são reincidentes

Significa que mais de 7 entre 10 pessoas voltam aos cadastros de negativação com menos de um ano

Crédito: Freepik

Atrasar as contas é algo que preocupa grande parte dos brasileiros. Conforme indicador da CDL Porto Alegre, por meio da base de dados Equifax | Boa Vista, em dezembro de 2024, 77,57% dos consumidores do Rio Grande do Sul que atrasaram pagamentos foram reincidentes nos últimos 12 meses. Significa que mais de 7 entre 10 pessoas retornaram aos cadastros de negativação menos de um ano após a quitação de uma dívida

Com o retorno à base de dados, o consumidor diminui seu Score e acaba sendo prejudicado na busca por linhas de crédito e outros benefícios financeiros que podem impactar em diferentes áreas da sua vida. Conforme a gestora comercial da CDL POA, Daiana Guimarães, existem alguns pontos que se deve cuidar para evitar a recorrência.

“No momento que a pessoa está em dia com os pagamentos, ela deve evitar comprar mais do que sua renda mensal. Esse é o principal ponto que o consumidor deve cuidar. Assim, os compromissos não se acumulam o que acabaria levando à inadimplência. Além disso, observe seu Score dentro da ferramenta de Consumidor Positivo da Equifax | Boa Vista e siga as diretrizes para melhorar sua nota.

Assim como a inadimplência recorrente prejudica os consumidores, para o lojista, ela interfere no fluxo de caixa, acarretando em atraso nos pagamentos de fornecedores e colaboradores. Para se adiantar a esse problema, os donos de empresas de diferentes setores podem utilizar o serviço de Crédito Garantido da CDL Porto Alegre que assegura o ressarcimento dos débitos dos consumidores, auxiliando no fluxo de caixa da empresa.

Daiana também destaca a análise pelo Score Positivo do cliente, “antes mesmo do lojista ver a inadimplência, ele deve olhar para a concessão de crédito. Olhar para sua análise de crédito de forma assertiva, utilizando o Crédito Garantido e o Score Positivo, é muito melhor do que trabalhar a inadimplência e a cobrança do cliente depois”, explica.