Pequenas e médias calçadistas do RS vão iniciar internacionalização

Companhias vão participar da principal feira do setor na Colômbia

Crédito: Abicalçados/Divulgação

Dez pequenas e médias indústrias calçadistas de oito cidades gaúchas vão participar do “Projeto de Internacionalização para Empresas do Setor Calçadista do Rio Grande do Sul”, iniciativa do Sindicato da Indústria de Calçados do Estado do RS (Sicergs). As empresas receberão suporte para apresentar seus produtos ao mercado externo, em um estande coletivo na feira IFLS+EICI, em Bogotá, na Colômbia, de 1º a 4 de julho.

O evento, que ocorre duas vezes ao ano, é considerado o mais importante do setor de calçados, componentes e máquinas para o segmento do país. “Vamos levar nossas empresas para a Colômbia, um mercado importante. Sexto principal destino de exportações de calçados brasileiros em dólar, e quinto lugar em número de pares. Vamos trabalhar juntos para melhorar ainda mais esse ranqueamento“, destaca o presidente do Sicergs, Renato Klein.

O Projeto de Internacionalização é apoiado pelo Sistema FIERGS, por meio do Programa de Apoio a Projetos Sindicais (Prosind), que tem como objetivo disponibilizar aos Sindicatos filiados à Federação recursos para a execução de ações que fomentem o associativismo e aumentem a representatividade do setor industrial gaúcho. O Sicergs vai financiar a contrapartida necessária para a participação das empresas e conta com a parceria do Sebrae-RS na execução das capacitações.

A iniciativa do Sicergs contempla seis workshops de preparação, ministrados pela equipe da empresa VL Sul Projetos e Negócios, das sócias Giovana Della Pasqua e Vânia Strepeckes, com temas que abrangem desde boas práticas no exterior a precificação e estratégias digitais para mercados internacionais. Serão disponibilizadas, ainda, 25 horas de consultoria de preparação para as indústrias, que inclui adequação de produtos para atender às demandas colombianas.