
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou nesta quarta-feira (26) um vídeo gerado por inteligência artificial que transforma a Faixa de Gaza em um luxuoso complexo de resorts, com arranha-céus, praias lotadas de iates e uma estátua gigante do republicano no meio de uma rua.
As imagens foram divulgadas na rede social Truth Social, que pertence a Trump. No início de fevereiro, o presidente disse que pretende transformar a região, atualmente devastada pelos 15 meses de guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, na “Riviera do Oriente Médio”.
Intitulado como “Gaza 2025”, o vídeo começa com uma criança em meio a escombros, em referência ao conflito que já deixou mais de 48 mil mortos em Gaza. Em seguida, a narrativa avança para um “antes e depois” otimista.
É então que surgem pessoas saindo de túneis que desembocam em cenários repletos de prédios altos, ruas turísticas e praias tomadas por espreguiçadeiras e tendas. A trilha sonora, uma música em inglês, traz versos como “Trump vai te libertar”.
Entre as imagens extravagantes, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, é mostrado relaxado em uma piscina ao lado de Trump. Os dois seguram drinques e aproveitam o sol, com uma placa “Trump Gaza” ao fundo.
Há ainda momentos de dança na areia, com homens e mulheres vestidos como odaliscas, e um menino segurando um balão com o rosto de Trump em uma rua cercada por mesquitas.
A montagem termina com uma estátua dourada e gigante de Trump no meio de uma rua e uma entrada de prédio com o letreiro “Trump Gaza”, consolidando a visão do presidente americano para o território.