Inflação do Liquida Porto Alegre acelera, mas fica abaixo do IPCA acumulado

Promoção, que tem parceria com o Banrisul, termina no próximo sábado

Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A CDL POA divulgou estudo técnico que mensura a inflação do Liquida Porto Alegre 2025, que oficialmente termina neste sábado, 1º de março, com base nas intenções de compra levantadas pela Vitamina Pesquisa e nos dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). De acordo com a análise, a cesta dos produtos mais procurados pelos consumidores apresentou variação de preços de +2,59% nos últimos 12 meses até janeiro de 2025, um avanço em relação à edição anterior do estudo (+0,43%).

Apesar da aceleração, o índice específico do Liquida Porto Alegre segue abaixo da inflação geral registrada na Região Metropolitana de Porto Alegre, que acumulou alta de +3,41% no mesmo período.  O cenário inflacionário atual reforça a importância do Liquida Porto Alegre como oportunidade para os consumidores garantirem produtos e serviços com descontos expressivos.

Mesmo em um contexto de crescimento relativamente comedido dos preços na Região Metropolitana de Porto Alegre, setores como Alimentos e Bebidas continuam pressionando o orçamento das famílias, em especial as mais pobres. Por isso, as condições especiais oferecidas pelos lojistas no Liquida Porto Alegre contribuem para valorizar o poder de compra da população”, destaca Oscar Frank, economista-chefe da CDL POA.

A metodologia do levantamento envolveu a identificação das cinco principais categorias de produtos desejadas pelos consumidores e a seleção de seus respectivos componentes no IPCA (31 itens ao todo), conforme a classificação e os números do IBGE.