Voos internacionais no Salgado Filho aquecem mercado de agências de viagens gaúchas

Recuperação veio com retomada das operações e viagens internacionais

Crédito: Getty Images

Após os desafios enfrentados pelo turismo gaúcho com o fechamento do Aeroporto Salgado Filho no ano passado, os profissionais do setor já percebem uma grande melhora na atuação neste início de ano, embora ainda não tenham voltado ao ritmo anterior às enchentes. “As atividades ainda não voltaram ao normal, mas as consultas estão aumentando. Com o pleno retorno dos voos internacionais, a tendência é que a demanda cresça cada vez mais”, diz a profissional de turismo Cinara do Santos, da agência Ci Travel.

O Presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (ABAV-RS), João Augusto Machado, explica que é perceptível a motivação maior dos gaúchos em viajar para destinos internacionais que possuam voos direto desde Porto Alegre, “por isso algumas rotas estão sendo muito aguardadas pelos profissionais do setor, como o voo da Aerolineas Argentinas em março e posteriormente o da TAP, direto para Lisboa”. O setor ainda torce pela ampliação das opções de voos partindo da capital gaúcha para outras cidades do Brasil e Exterior, a exemplo da nova rota direta anunciada pela Azul, que irá conectar POA a Bariloche durante o inverno.

RECUPERAÇÃO

A diretora da agência Viagem Conceito, Ana Henriqson, concorda com uma recuperação ainda mais forte ao longo de 2025, impulsionada pelo restabelecimento das operações do Aeroporto Salgado Filho. “Assim que todos os voos internacionais forem normalizados, a demanda crescerá muito mais, na nossa agência a retomada está quase total”, afirma.

Além disso, o retorno das rotas internacionais já refletem no aumento de visitantes estrangeiros ao Rio Grande do Sul. Moacir Soares, da agência Estratégia Turismo, observa uma crescente procura por receptivos no estado, tanto para turismo de lazer quanto para negócios, o que corrobora com o fortalecimento do mercado turístico local. “Penso que o setor está tendo uma resposta bastante rápida e já está com fluxo praticamente normalizado. Temos tido boa procura de grupos de outros países que vêm ao estado”, comenta.

As projeções também indicam que o RS voltou ao radar do turismo mundial. As chegadas de turistas internacionais ao Aeroporto Salgado Filho devem aumentar 79% em abril em comparação com o mesmo período no ano anterior, segundo dados divulgados pela Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul.