Quem ficar em Porto Alegre no final de semana de Carnaval deste ano, vai ter que desconsiderar os desfiles de rua realizados em parceria com a prefeitura. Os blocos de rua da capital devem sair somente na segunda quinzena de março, alinhados com a festa no Porto Seco.
A decisão da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, foi a de publicar o edital de chamamento público para seleção de propostas de Organização da Sociedade Civil (OSC) em janeiro. Segundo a pasta, o valor de R$ 500 mil a ser destinado para as propostas precisou de respaldo jurídico, já que o ano fiscal do município também começou em janeiro.
O resultado do edital de chamamento foi divulgado na última sexta-feira, 21, com apenas três iniciativas habilitadas para realizar os desfiles. Agora, até 28 de fevereiro, é o período para os inabilitados recorrerem. A publicação do resultado final será até o dia 13 de março de 2025. Assim que for publicado o resultado final, quatro regiões da capital vão receber desfiles: Restinga, Zona Norte, Zona Leste e Orla do Guaíba.
Os porto-alegrenses podem esperar um carnaval “fora de época” também nas ruas. Em 2024, a festa aconteceu do dia 27 de janeiro até o dia 10 de março, com 77 blocos, e recebeu investimento total de R$ 950 mil.