Feriado de Carnaval em Porto Alegre não terá desfile oficial de blocos de rua

Publicação do resultado dos Desfiles de Rua será até 13 de março. Quatro regiões recebem os blocos: Restinga, Zona Norte, Zona Leste e Orla do Guaíba

Foto: Alex Rocha/PMPA/Divulgação

Quem ficar em Porto Alegre no final de semana de Carnaval deste ano, vai ter que desconsiderar os desfiles de rua realizados em parceria com a prefeitura. Os blocos de rua da capital devem sair somente na segunda quinzena de março, alinhados com a festa no Porto Seco.

A decisão da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, foi a de publicar o edital de chamamento público para seleção de propostas de Organização da Sociedade Civil (OSC) em janeiro. Segundo a pasta, o valor de R$ 500 mil a ser destinado para as propostas precisou de respaldo jurídico, já que o ano fiscal do município também começou em janeiro.

O resultado do edital de chamamento foi divulgado na última sexta-feira, 21, com apenas três iniciativas habilitadas para realizar os desfiles. Agora, até 28 de fevereiro, é o período para os inabilitados recorrerem. A publicação do resultado final será até o dia 13 de março de 2025. Assim que for publicado o resultado final, quatro regiões da capital vão receber desfiles: Restinga, Zona Norte, Zona Leste e Orla do Guaíba.

Os porto-alegrenses podem esperar um carnaval “fora de época” também nas ruas. Em 2024, a festa aconteceu do dia 27 de janeiro até o dia 10 de março, com 77 blocos, e recebeu investimento total de R$ 950 mil.