O Governo Federal realizou nesta terça-feira (25) a entrega simbólica das chaves do imóvel número 500 do programa Compra Assistida em Porto Alegre. O evento ocorreu no auditório da Caixa Econômica Federal, na avenida Independência, e contou com a presença do secretário da Reconstrução do Governo Federal, Maneco Hassen, além de autoridades municipais e beneficiários.
A iniciativa faz parte das ações que buscam garantir moradia às famílias que perderam suas casas na enchente de maio. Pelo programa, quem tem renda de até R$ 4,7 mil e comprova a perda do imóvel pode receber uma nova residência de até R$ 200 mil, adquirida pelo governo.
A comerciante Patrícia Maria Menna Barreto, 39 anos, recebeu as chaves de sua nova casa em nome da comunidade Tio Zeca, que luta há anos por reassentamento. “Essa é uma conquista depois de mais de 15 anos de espera. Representa uma palavra dada quando fechamos a ponte. É um projeto piloto, que não existia antes, e que hoje se concretiza”, afirmou.
Em sua fala, Hassen afirmou que o objetivo é garantir moradia a todos que têm direito. “Nosso esforço agora é para que as coisas andem mais rápido. O número 500 é tão importante porque mostra que o programa ganhou ritmo”, afirmou.
Ainda segundo o secretário, o programa “ganhou ritmo” nas últimas semanas e, atualmente, são assinados cerca de 30 contratos por dia. “Porto Alegre encaminhou ao governo cerca de 6 mil famílias. Não significa que todas elas vão ser aprovadas, mas, provavelmente sim”, afirmou.
Atualmente, o Estado tem 777 imóveis já contratados e entregues, sendo 500 somente na Capital. A meta é contemplar todas as 5.828 famílias encaminhadas pela prefeitura ao governo federal. Dessas, 2.752 já foram habilitadas no programa e podem escolher um imóvel para compra. Segundo Hassen, a análise do restante do cadastro segue em andamento, e mais famílias serão incluídas na lista nos próximos dias.
Entre as autoridades presentes no ato, estava, também, o secretário de Habitação de Porto Alegre, André Machado, assim como os superintendentes da Caixa Econômica Federal Renato Escalabrine e Tiago Nenê.
Conforme o diretor do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), André Machado, o sucesso do programa se deve ao esforço conjunto entre os poderes. “Ainda não estamos na metade do caminho, mas estamos empenhados em ajudar a recuperar a dignidade das famílias que perderam suas moradias”, afirmou.
Para a Prefeitura, os laudos técnicos emitidos têm agilizado as contratações. Os imóveis escolhidos pelos beneficiários são analisados pela Caixa Econômica Federal, que viabiliza a compra e repassa as chaves. O processo inclui vistorias, registros e o pagamento aos vendedores, o que pode levar algumas semanas até a entrega oficial da residência.