Para muitos brasileiros, o Carnaval é um dos feriados mais esperados do ano. A folia de Momo pode envolver blocos, bailes em clubes, fantasia, glitter, viagens etc. Segundo um levantamento feito pela área econômica da CDL Porto Alegre, os preços dos itens típicos da festa ficaram mais altos neste ano no Brasil e na Região Metropolitana. Por aqui a alta foi de 4,5% em janeiro deste ano, vindo de uma alta de 8,8% em igual mês do ano passado.
Já no Brasil, a alta foi menor no ano passado (6,3%) na comparação com o comércio gaúcho, mas foi maior em janeiro deste ano (5,5%). A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi de 4,6% no Brasil e de 3,4% na Região Metropolitana da capital gaúcha.
Conforme o economista da entidade Oscar Frank determinados componentes deixaram de ser usados propositadamente porque existem informações somente para o Brasil, e não para a Região Metropolitana de Porto Alegre (RM de POA). Os números da cesta para o Carnaval desaceleraram em comparação com 2024.
“No entanto, isso não significa que houve barateamento na média: apenas que a alta ocorreu com menor intensidade. Assim como em 2024, os bens e serviços atrelados à data festiva cresceram em ritmo superior ao IPCA cheio. Logo, é importante que o consumidor esteja atento, procurando, sempre que possível, pesquisar e barganhar para que as comemorações não venham a comprometer seu orçamento”, diz Frank.