Mercado acompanha política monetária nos EUA

Na quinta-feira, 27, sai a 2ª prévia do Produto Interno Bruto (PIB)

Crédito: Freepik

Nos EUA, a semana econômica terá muitos discursos de membros do Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano. Após mencionar pela primeira vez na ata da última reunião de política monetária sobre as incertezas das políticas migratórias e comercial do governo de Donald Trump, os investidores vão monitorar se alguma declaração impactante pode aparecer e mexer na expectativa do mercado em relação ao número de cortes de juros em 2025 pelo banco central dos EUA.

Por enquanto, os investidores projetam apenas um corte nas taxas de juros, provavelmente na reunião de julho ou de setembro, embora cresçam as expectativas de manutenção das taxas no intervalo entre 4,25-4,5% ao longo do ano. O teste para as expectativas do mercado em relação à política monetária do Fed será na quinta e sexta-feira, 27 e 27.

Na quinta-feira, 27, sai a 2ª prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre dos EUA. Houve desaceleração de 3,1% para 2,3% na taxa anualizada no quarto trimestre, abaixo do consenso de 2,7%. A estimativa do mercado para a segunda prévia do PIB dos EUA é de crescimento de 2,3% no quarto trimestre de 2024. Na sexta, o indicador preferido de inflação do Fed de janeiro, o índice PCE, será divulgado.

Os investidores vão monitorar se o índice pode vir acima do esperado, como ocorreu com o índice de inflação ao consumidor divulgado na segunda semana de fevereiro. No cenário corporativo, o destaque fica com o balanço da Nvidia. Os resultados de outubro a dezembro da empresa de chips, beneficiada com o boom de inteligência artificial, serão conhecidos na quarta-feira, 26.