O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa na próxima segunda-feira, 24, da assinatura do contrato da primeira licitação do Programa de Ampliação da Frota da Petrobras, em Rio Grande, no Rio Grande do Sul. O contrato prevê a aquisição de quatro navios da classe Handy, no valor de US$ 69,5 milhões e expectativa de gerar dois mil empregos.
As encomendas integram o programa TP 25, da Transpetro, que vai aumentar a frota da subsidiária da Petrobras em 25%. Além dos quatro navios do evento, a Petrobras lançou, na última segunda-feira, 20, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, uma nova licitação para aquisição de oito navios gaseiros.
Outra agenda da passagem de Lula pela cidade gaúcha é tentativa de entrega, por parte da reitora da Fundação Universidade do Rio Grande (Furg), Suzane Gonçalves, do título de doutor honoris causa concedido em 2008 e ainda não entregue. Na pauta da passagem do presidente pelo extremo Sul do país, um pedido de conclusão do lote 4 da BR 392, em sua parte inicial e que atende a saída do porto de Rio Grande.
ESTADO
O governador do Estado em exercício, Gabriel Souza, participará da cerimônia de assinatura do primeiro contrato referente ao Programa, a partir das 10h30. A licitação para os novos navios foi ganha pelo consórcio Ecovix/Mac Laren, com um investimento total de aproximadamente R$ 1,6 bilhão e a previsão de gerar cerca de 1.500 novas oportunidades de emprego na região. Os navios, que terão capacidade entre 15 e 18 mil toneladas, serão utilizados no transporte de produtos petrolíferos, contribuindo para a revitalização do setor naval no Rio Grande do Sul.