O Rio Grande do Sul é o Estado com maior percentual de empresas abertas no terceiro quadrimestre de 2024 no país. É o que revela o Mapa de Empresas publicado pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. O boletim aponta que foram constituídos 83.602 novos empreendimentos no período, representando um aumento de 4,1% em relação ao segundo quadrimestre de 2024 e de 17,5% em relação ao terceiro quadrimestre de 2023.
O estado também ocupa o segundo lugar entre os estados com menores tempos de abertura de empresas no terceiro quadrimestre de 2024, contabilizando o total de nove horas para que o empreendedor possa abrir uma nova empresa. Em relação ao terceiro quadrimestre de 2023, o Mapa aponta para uma queda de três horas no tempo de abertura de novos empreendimentos.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, ressaltou que o resultado reflete a recuperação do Estado ainda em 2024, ano em que as enchentes impactaram a economia gaúcha. “Esses números indicam que a condução do governo do Estado, diante dos problemas causados pelas enchentes, está sendo assertiva. Estamos conseguindo, por meio da disponibilização de recursos e de outras diretrizes, oferecer um ambiente propício para o empreendedorismo”, disse Polo.
A presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), Lauren Momback Mazzardo, enfatizou a importância das políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo para este destaque positivo no Mapa de Empresas. “O trabalho da autarquia em parceria com o governo do Estado é importante para alavancar o empreendedorismo gaúcho, contribuindo para a desburocratização no processo de abertura de novas empresas”, ressaltou.