Caso da suástica: UFRGS registra ocorrência policial contra aluno

Aluno estava com uma suástica pintada no rosto momentos antes de sua formatura

Foto: Ramon Moser/UFRGS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) registrou um boletim de ocorrência contra o formando que estava com uma suástica no rosto momentos antes da cerimônia de colação de grau nas dependências da instituição.

Ao ser abordado por integrantes da universidade, o estudante alegou que o símbolo era hindu e não uma suástica nazista. O aluno foi advertido de que não poderia participar da solenidade com o ícone e que, se insistisse em permanecer com o símbolo, seria encaminhado para a Polícia Federal. Ele apagou a suástica e a cerimônia de colação de grau ocorreu, mas a universidade informou que registraria uma ocorrência policial.

De acordo com a UFRGS, na manhã desta quarta-feira (19) o vice-reitor Pedro Costa e o coordenador de Segurança Mozarte Simões da Costa Junior registraram ocorrência na Superintendência da Polícia Federal em Porto Alegre, seguindo orientação da Procuradoria Federal na UFRGS.

Na sexta-feira, a Reitoria irá se reunir com a procuradora federal na UFRGS para definir as medidas administrativas cabíveis nesse caso.

Também na manhã desta quarta-feira, a Reitoria recebeu ofício do Diretório Central dos Estudantes (DCE), em que é demandada a anulação da diplomação do aluno.

A universidade ressaltou que não tolera ataques aos direitos humanos nem manifestações de ódio nos seus espaços e que sempre irá reagir com veemência diante de episódios inadmissíveis.