As vendas em shopping centers brasileiros devem apresentar uma desaceleração em 2025 em comparação com 2024, mas seguir em patamares recordes. Conforme dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o faturamento do setor deve subir 1,6% em 2025, para R$201,6 bilhões, após avançar 1,9% em 2024, para R$198,4 bilhões, um recorde da série histórica da entidade, iniciada em 2015.
Em 2024, de acordo com a associação, cinco cidades passaram a contar com shoppings, elevando o número de municípios no país com esses empreendimentos para 249. Nove shoppings foram inaugurados no país no ano passado, comparado com cinco em 2023, totalizando 648 empreendimentos em operação no país. A previsão é que sete cidades do país devem inaugurar seus primeiros shoppings este ano.
O fluxo de clientes nos shoppings no ano passado aumentou 2,9% ante 2023, com uma média de 476 milhões de visitantes por mês, enquanto o número de lojas subiu 1,9%, para 123 mil. Apesar dos desafios macroeconômicos enfrentados pelo Brasil, o desempenho reflete uma recuperação significativa das vendas no ano anterior.