O Pronto-atendimento Cruzeiro do Sul está funcionando com restrições no uso de aparelhos de ar-condicionado. Segundo o vereador Jonas Reis, do PT, a administração municipal determinou que os equipamentos fiquem desligados entre dez e meia da manhã e duas e meia da tarde. A justificativa seria evitar a queda de energia elétrica. Jonas Reis falou ao programa Esfera Pública, nessa terça-feira. Para ele, a medida é inaceitável.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde afirmou que a medida não interfere na assistência prestada à população, e que o memorando em questão é um documento interno, que trata exclusivamente do consumo consciente de energia elétrica no Centro de Saúde Vila dos Comerciários e Pronto-Atendimento Cruzeiro do Sul.
A Secretaria reforçou que o objetivo é evitar sobrecargas e quedas de energia que possam comprometer o atendimento à população. Diz ainda que não há qualquer prejuízo, já que as medidas adotadas garantem o funcionamento adequado dos serviços essenciais. Entre eles, emergência, sala de vacinas e odontologia. Conforme a Pasta, a administração já está trabalhando em melhorias estruturais para adequar a oferta de energia à demanda do prédio.